segunda-feira, 26 de abril de 2010

Gestão do Conhecimento

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Gestão do Conhecimento
Ementa da Disciplina: o conhecimento e as organizações. Conceito de gestão do conhecimento. Estudos em gestão do conhecimento. Condições para a implantação de um programa de gestão do conhecimento e avaliação de seus resultados. Desdobramentos de um programa de gestão do conhecimento.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

PROJETO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESA DE ENGENHARIA

Com o mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a tendência das empresas é a diferenciação, e um dos principais focos das organizações da era da informação é a tendência de diferenciar-se pelo uso da informação e pela forma como conseguem administrar esta informação. Segundo BARROS et al (2008) hoje, o maior desafio das organizações está em utilizar estas informações para aprender e converter o conhecimento de seus colaboradores em conhecimento organizacional. As empresas que são capazes de gerenciar seus conhecimentos com eficácia, incentivando o compartilhamento e a aprendizagem organizacional, conseguem aperfeiçoar suas habilidades estratégicas e alcançar níveis mais altos de eficiência organizacional.
Empresas de engenharia vem sofrendo cada vez mais com o aumento da competitividade do setor, e, por terem reputação de tradicionalistas, acabam sendo consideradas como organizações fechadas aos novos modelos organizacionais. Porém, algumas destas empresas já estão ampliando seu foco organizacional e implantando sistemas com forte orientação para um estilo mais participativo de gestão e a padronização dos processos, contribuindo de forma significativa para que as empresas registrassem e disseminassem o conhecimento na organização. Observa-se, que existe a falta de uma gestão adequada deste conhecimento, pois muito do que se produz de conhecimento no âmbito das organizações está disperso na cabeça das pessoas, em papel ou em meio eletrônico e espalhado pelos diversos setores da empresa. É comum a inexistência ou mesmo uma grande dificuldade para acessar as informações e os indicadores produzidos pela própria organização. Não existe muita clareza sobre quais as informações e como estas precisam ser preservadas e divulgadas. A transmissão do conhecimento quase sempre se processa de maneira informal e espontânea.
A implantação de um projeto de Gestão do Conhecimento com foco na preservação da memória organizacional e no mapeamento do conhecimento poderá contribuir para um melhor aproveitamento destes recursos organizacionais, podendo auxiliar a tomada de decisão e contribuir para o desenvolvimento dos profissionais, e por conseqüência, a própria empresa.

Autores: Anderson Mendes Brito, André Vinícius Garlet Lauschner, Bruno Périco, Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz

REFERÊNCIAS:
BARROS, Cristina et al. Gestão do conhecimento na administração pública. IMAP, Curitiba, 2008.



Ergonomia da Informação

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Ergonomia da Informação
Ementa da Disciplina: estudo da informação, tendo por referência o conceito de ergonomia no contexto do uso de recursos de mídia disponíveis e sua aplicação na elaboração de produtos e serviços de informação.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

ARTIGO SOBRE ERGONOMIA DA INFORMAÇÃO

Este artigo apresentou a importância da ergonomia da informação nas relações entre pessoas e o ambiente/objetos, principalmente as informações disponíveis nos objetos. Cada vez mais, existe a necessidade de usabilidade e acessibilidade da informação por parte das pessoas, pois as informações estão presentes em todo ambiente que cercam essas pessoas, distribuídas em objetos, que podem ser ditos como os produtos e serviços informacionais, como por exemplo: cartazes, revistas, manuais, outdoors, placas de sinalização, além de computadores com seus sistemas de informação e softwares com o uso da interface homem-computador. Contudo, nota-se em alguns casos, que essas informações não estão acessíveis de forma evidente, dificultado o acesso e uso da informação por parte das pessoas. Estudos ergonômicos da informação podem ser realizados como ferramenta para uma melhora na acessibilidade, maior compreensão e interação entre homem e objetos, gerando produtos/serviços informacionais e interfaces elaboradas com foco no usuário e suas necessidades informacionais.

Autor: Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.