sexta-feira, 28 de maio de 2010

FOLKSONOMIA

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Infometria
Ementa da Disciplina: Ferramentas, técnicas, tipos de análises e indicadores infométricos para a gestão da informação e do conhecimento.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:
FOLKSONOMIA

Desde os primórdios o ser humano tem o hábito de classificar os objetos segundo suas características. Sejam os diferentes povos, divididos por sua religião, etnias ou cultura, como também os animais, vegetais, minérios, como também as substâncias ditas essenciais para a vida pelos filósofos gregos.
    Com o passar do tempo e com a evolução do conhecimento humano estas classificações começaram a ser explicitadas, normatizadas e compartilhadas, surgindo assim, por exemplo, a tabela periódica, agrupando os elementos em famílias, levando em consideração as características de cada elemento. Podemos citar também a classificação dos seres vivos em classes, subclasses, gêneros e outros, agrupando os seres vivos por características. A esse agrupamento foi dado o nome de taxonomia, e esta que, inicialmente era aplicada apenas aos seres vivos, teve seu significado ampliado, sendo utilizada em vários campos.
    A taxonomia adequou-se a área da Ciência da Informação, mais especificamente a Biblioteconomia, sendo utilizada para a classificação de documentos e livros.
    Com a evolução da Informática, incluindo especialmente a questão dos computadores pessoais e sua alta capacidade de armazenamento e também a Internet e o ambiente colaborativo da web 2.0, a taxonomia deixou de ser um método eficiente para alguns objetivos. Esta tem como característica principal ser prevista antes de iniciar a classificação dos objetos, sendo rígida para as rápidas mudanças que o conhecimento vive atualmente. A Folksonomia, parte da técnica chamada tagging (etiquetamento), surgiu justamente como proposta para acompanhar estas mudanças.
    Este trabalho explanou sobre a Folksonomia, seu surgimento, os prós e contras, características, críticas e polêmicas de sua adoção. Apresentou-se também a Tag Cloud, ou Nuvem de Etiquetas, método que permite visualizar a utilização das tags. Além disso, buscou-se expor a estrutura básica que um banco de dados deve possuir para sustentar a Folksonomia, bem como o código PHP para a extração dos dados do banco de dados, a fim de elaborar a Tag Cloud. Por fim, o trabalho mostra a utilização da Folksonomia na prática, por meio da ferramenta Flickr.
Autores: Cyd Vinicius Petrin e Souza, Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.

Um comentário:

  1. Vi a indicação deste post no www.ged.net.br e gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir