quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Gestão Eletrônica de Documentos – Dispositivos de Visualização e Saída de Imagens

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Gestão de Documentos
Ementa da Disciplina: estudo da natureza e função dos diferentes conjuntos documentais em organizações. Princípios e processos da gestão de documentos. Critérios e metodologias para avaliação de documentos e elaboração de tabelas de temporalidade. Tecnologias aplicadas à gestão de documentos. Projetos de digitalização. Ambientes e sistemas de GED.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

Gestão Eletrônica de Documentos – Dispositivos de Visualização e Saída de Imagens

A grande quantidade de documentos produzidos e existentes nas empresas e organizações públicas ou privadas, demandam de cuidados especiais no seu gerenciamento, pois se uma informação não está acessível na hora em que for solicitada, ela perde seu valor. Portanto, esse crescente volume de informações geradas nas corporações exige a conversão de documentos em papel para o meio digital. Com o intuito de melhorar a gerencia desses documentos e por conseqüência dessa informação a GED (Gestão Eletrônica de Documentos) veio por meio da tecnologia, prover um meio para gerar, armazenar, controlar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos. Os Sistemas de Gerenciamento eletrônico de Documentos não são simplesmente sistemas de gerenciamento de arquivos. A GED é mais, pois ela programa a categorização de documento, tabelas de temporalidade, ações de disposição e controla níveis de segurança.
A GED permite inúmeras vantagens dentre elas se destacam: diminuição no tempo de transmissão dos documentos, possibilidade de um mesmo documento ser examinado, simultaneamente, por várias pessoas e até mesmo diversos departamentos, diminuição dos custos operacionais e preservação do conhecimento da empresa. Para que tais benefícios sejam atendidos, é necessária uma estrutura básica para o sistema de GED, como, computadores (tanto a parte de hardware como a de software), impressoras, scanners, e outros dispositivos de entrada, visualização e saída de imagens. Nesse contexto, esse trabalho abordou os dispositivos de visualização e saída de imagens que são dispositivos que exibem dados e informações processadas pelo computador, também chamados de unidades de saída (no inglês input/output - I/O). Por outras palavras, permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador. Analisamos quais são esses dispositivos, como funcionam, qual tecnologia empregam e para quê são utilizados.

Autores: Ana Claudia Gelenski, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio, Rosa Luiza Brites Shtorache, Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário