terça-feira, 24 de novembro de 2009

Reflexão sobre Teoria da Informação

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Introdução a Teoria da Informação
Ementa da Disciplina: Conceitos clássicos da Teoria da Informação aplicados a medidas da informação, compressão e recuperação de dados e informações. Criptografia.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

Reflexão sobre Teoria da Informação


Teoria da informação, teoria relacionada com as leis matemáticas que regem a transmissão e o processamento da informação. Mais concretamente, ocupa-se da medição da informação, e da capacidade dos sistemas de comunicação para transmiti-la e processá-la. O uso da Probabilidade procura medir ou determinar quantitativamente a possibilidade de que um acontecimento ou experiência produza determinado resultado. Claude E. Shannon (1916-2001) é conhecido como "o pai da teoria da informação". Sua teoria foi a primeira a considerar comunicação como um problema matemático rigorosamente embasado na estatística e deu aos engenheiros da comunicação um modo de determinar a capacidade de um canal de comunicação em termos de ocorrência de bits. A teoria não se preocupa com a semântica dos dados, mas pode envolver aspectos relacionados com a perda de informação na compressão e na transmissão de mensagens com ruído no canal (Wikipédia). O Gestor da Informação deve levar em consideração esses aspectos para análise e configuração de sistemas de informação.
Além disso, existe a preocupação da segurança de sistemas, principalmente os sistemas que são conectados à Internet. Com a especialização cada vez maior dos Crackers e Hackers, pessoas que furtam informações ou que obtêm acesso a um computador da Internet, a segurança dos sistemas tem que ser aumentada. Uma das maneiras de aumentar esta segurança é a de codificar todas as mensagens enviadas através da Internet. Esta codificação é conhecida como criptografia, e sua segurança está diretamente ligada à qualidade da geração de chaves aleatórias para os sistemas de criptografia.
Devido à quantidade de informação gerada hoje em dia, não somente a segurança, mas o tamanho das informações são preocupantes. O tráfego de grandes volumes de dados em uma rede, por exemplo, pode pará-la, devido a grande quantidade de informações transmitidas. Hoje em dia existem algoritmos capazes de compactar grandes volumes de dados, diminuindo os transtornos causados por esses volumes de dados. Tanto a segurança das informações, quanto à compactação de dados apresentados acima não seriam possíveis sem uma base matemática por detrás dos algoritmos e técnicas para esses dois problemas.

Autor: Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário