sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Projeto de Políticas de Informação para empresa de TI

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Políticas de Informação
Ementa da Disciplina: Informação, poder, política e economia. O direito à informação. Modelos implícitos e explícitos de políticas de informação. Estudo de políticas nacionais e internacionais da informação, com ênfase no papel do Estado, nas políticas públicas de informação e cultura, bem como em iniciativas da sociedade civil.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

Projeto de Políticas de Informação para empresa de TI


As políticas de informação podem ser definidas como o "conjunto das ações e decisões orientadas a preservar e a reproduzir, ou, a mudar e substituir um regime de informação" (Gómez, 1999). Sendo que regime de informação é entendido por "conjunto (mais ou menos estável) de redes (relações) formais e informais nas quais as informações são produzidas, organizadas e transferidas de diferentes produtores, por intermédio de diversos meios, canais e veículos, a diferentes destinatários ou receptores de informação, generalistas ou especialistas” (Frohmann, 1995). Assim, entende-se que as políticas de informação são usadas para administrar ou controlar as informações. Para Davenport (1998) "a essência da política da informação é formada por quem faz as escolhas e pelas conseqüências que essa escolha determina", mostrando que há vários modelos de governar a informação explicitamente, mas também implicitamente, mesmo que não tão controlado pode gerar bons resultados nas empresas.

Isto nos instigou a querer aprofundar sobre as políticas de informação empresariais, pois cada uma se diferencia pelo comportamento e cultura da organização em relação à informação.
Visando um ambiente organizacional, escolhemos uma empresa na área de tecnologia da informação para realizar um estudo das políticas de informação e
administração de suas informações. Também fizemos uma análise da interferência das políticas de informação do Estado e como essas políticas influenciam as políticas informacionais da empresa, já que há varias legislações sobre informação que devem ser seguidas e a empresa deve se adaptar a elas.
Como resultado deste projeto, geramos um modelo de políticas de informação que amenize os impactos das políticas do Estado em relação à empresa.

REFERÊNCIAS:
DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da Informação, Futura, 1998.

FROHMANN, B. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23, 1995, Edmond, Alberta. Proceeddings... Alberta, 1995.

GÓMEZ, N.G. de. "Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea". Revista Internacional de Estudos Políticos. Rio de Janeiro, ano 1, n.1, abr. 1999, p.67-93.

Autores: Ana Claudia Gelenski, Bruno Périco, Debora Czornobai Ferrari, Gabriela Rodrigues Dauricio, Rosa Luiza Brites Shtorache, Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário