sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Planejamento Estratégico em Empresa de Engenharia em Mineração

Trabalho/Projeto realizado na Disciplina: Informação e Estratégia
Ementa da Disciplina: A informação como fonte de vantagem competitiva na definição e formulação de estratégias e no apoio à decisão. Monitoramento dos fatores críticos de sucesso nas organizações.

Resumo do Trabalho/Projeto realizado:

Planejamento Estratégico em Empresa de Engenharia em Mineração

Uma das formas de classificar a empresa quanto á sua organização, é aquela que a vê como um ser orgânico, e como todo o ser ele necessita de comunicar, interagir, prever, defender tanto do seu ambiente interno como também do seu ambiente externo. Estratégia é:
“Padrão coerente de decisões de aplicação dos recursos e exploração das condições do mercado visando os objetivos de longo prazo da empresa.”
(Prof. Fabio Mariotto – FGV EAESP)

Para que essas ações sejam realizadas com êxito faz-se necessária à implementação de um plano estratégico, seja ele de curto, médio ou longo prazo dependendo das necessidades apontadas pela empresa.
“O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela Organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. Philip KOTLER (1975)

Não se pode dizer que uma empresa não será bem sucedida ou mesmo que não sobreviverá sem um plano estratégico, mas devemos concordar que a sua ausência é uma das principais causas de insucesso empresarial. Todo planejamento estratégico é feito com o intuito de responder a questão onde estamos e onde queremos chegar, por isso vê-se a necessidade de criar um plano para a empresa, pois com isso ela poderá melhorar as suas atividades e também reduzir os custos.

Dentro desse contexto, traçamos um planejamento estratégico de forma a atender as necessidades de uma empresa de Engenharia em Mineração e dos seus clientes, visando otimizar os seus processos com o menor custo possível para que a empresa possa ampliar sua participação no mercado e servir de referência em sua área de atuação.
Foi realizado um estudo em uma empresa, com visitas ao local para uma análise do ambiente interno da empresa. Coletamos informações para realização de uma análise geral da empresa indicando os pontos fortes e os fracos, assim como as possíveis oportunidades e ameaças a que ela estará sujeita devido a ações realizadas no ambiente externo (análise de SWOT). Com a análise SWOT também pode-se minimizar as possíveis ameaças e neutralizar os pontos fracos, a partir de medidas corretivas.
Após a análise completa do ambiente organizacional, a nível interno e externo, foi traçado um projeto de plano estratégico de médio prazo, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Autores: Bruno Périco, Juliana Moraes, Lenísia Monteiro, Rubens Rodrigo Fernandez Alcaraz.

"A ESTRATÉGIA É SEMPRE MAIS IMPORTANTE!" - Assista o vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário