terça-feira, 10 de novembro de 2009

MAS AFINAL, O QUE É GESTÃO DA INFORMAÇÃO?


A GRADUAÇÃO





O curso de graduação em Gestão da Informação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é semestral, tem duração de 4 anos e é ministrado somente no turno da manhã, das 07:30 às 12:30 horas, no setor de Ciências Sociais Aplicadas no Campus Jardim Botânico, situado na Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 - 1º and - Jardim Botânico - CEP 80210-170 - Curitiba - PR. (Clique Aqui e Veja o Mapa).
O curso de Gestão da Informação é interdisciplinar, baseado em 3 áreas do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO, TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.

O Curso de Gestão da Informação é dividido da seguinte forma:

19 DISCIPLINAS - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
09 DISCIPLINAS - INFORMÁTICA
09 DISCIPLINAS - ADMINISTRAÇÃO
05 DISCIPLINAS - INSTRUMENTAIS
04 DISCIPLINAS - OPTATIVAS
02 DISCIPLINAS - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Clique aqui para acessar o mapa da grade curricular atual.

O estudante de Gestão da Informação irá aliar ferramentas, métodos e técnicas da Ciência da Informação, Administração, Informática, Comunicação Social, Economia, Estatística, Contabilidade, e Metodologia Científica para o desenvolvimento de sistemas, produtos e serviços da informação para os mais variados tipos de empresas.

Anualmente são ofertadas 60 vagas para o curso através do vestibular da Universidade Federal do Paraná. O curso foi reconhecido pelo MEC no Diário Oficial da União em 05 de agosto de 2004.

Acesse o folder explicativo clicando aqui



GESTOR DA INFORMAÇÃO - O PROFISSIONAL

 Sobre a atuação em Gestão da Informação, há tempos diversos autores já prenunciavam sua importância:

    A Gestão da Informação é entendida como a gestão eficaz de todos os recursos de informação relevantes para a organização, tanto de recursos gerados internamente como os produzidos externamente e fazendo apelo, sempre que necessário, à tecnologia da informação. (WILSON, T. D. Towards an information management curriculum. Journal of information Science, v. 15, n.4/5, p. 203-209, 1989)

    Gerir a informação é, assim, decidir o que fazer com base em informação e decidir o que fazer sobre informação. É ter a capacidade de selecionar de um repositório de informação disponível aquela que é relevante para uma determinada decisão e, também, construir a estrutura e o design desse repertório. (ZORRINHO, C.   Gestão da Informação. Lisboa: Iapmei, 1995)

    O gerenciamento da informação é, atualmente, tanto do ponto de vista acadêmica como das suas aplicações no mundo dos negócios, um assunto de maior relevância. Dentro do contexto econômico, essa função é considerada como uma das responsáveis pelo sucesso das organizações, seja em nível de sobrevivência ou no estabelecimento de maior competitividade. (BEURER, I. M. Gerenciamento da Informação: um recurso estratégico no processo de gestão empresarial. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2000)

    ... conjunto estruturado de atividades que incluem o modo como as empresas obtêm, distribuem e usam a informação e o conhecimento. Considerar a administração informacional um processo pode parecer elementar. Ainda assim, ouças organizações sistematizam essa abordagem. (DAVENPORT, T. Ecologia da Informação. São Paulo: Ed. Futura, 2000)

    A Gestão da Informação, sendo uma disciplina relativamente nova que tenta fazer a ponte entre a gestão estratégica e a aplicação das tecnologias de informação nas empresas, procura, em primeiro lugar, tentar perceber qual a informação que interessa à empresa, para em seguida, definir processos, identificar fontes, modelar sistemas. (BRAGA, A. A Gestão da Informação. Millenium – Revista do ISPV, Viseu, n.35)

 A gestão da Informação é uma profissão em expansão no Brasil, e vem ganhando prestígio e se tornando indispensável em todos os ambientes organizacionais que compartilham do reconhecimento acima colocado, e que buscam profissionais integrados com tal postura, no que se refere ao trabalho com conteúdos, formatos e gestão de dados, informações e conhecimentos.

Ser Gestor da Informação é, portanto:

•    ter a capacidade de resolver situações-problema que envolvam: a coleta (busca, seleção e avaliação), o tratamento (armazenamento, processamento, e aplicação de recursos para a sua recuperação), a análise, a disseminação, a distribuição e o uso da informação, onde quer que ela exista e/ou seja necessária;
•    agir com perspicácia nos processos produtivos para alavancar a inteligência organizacional;
•    trabalhar o monitoramento informacional das áreas operacionais, táticas e estratégias da organização, a fim de identificar, corrigir e suprir lacunas, excessos e uso indevido de dados e informações.

Quer ser um Gestor da Informação? 
Faça sua inscrição para o Vestibular da UFPR CLICANDO AQUI

Fonte: Portal de Gestão da Informação - Departamento de Ciência e Gestão da Informação – UFPR. Disponível em: www.decigi.ufpr.br. Acesso em 08/11/2009.

4 comentários:

  1. Oi,

    Quero te fazer algumas perguntas:
    1° Tem que muito conhecimento em Informática?
    2° Tem muito matemática no curso? É muito difícil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      1º Não há necessidade de ter muito conhecimento em informática (TI - Tecnologia da Informação), porém você irá estudar várias disciplinas nesta área e terá que se dedicar para aprender!
      2º Não tem "muita matemática" no curso, existem várias disciplinas que você irá utilizar matemática, mas não é nada comparado a engenharia, fique tranquila!

      Houve algumas alterações na grade curricular, infelizmente você acabou perdendo a feira de profissões da UFPR deste ano, era um bom evento para você tirar todas suas dúvidas. Sugiro que você converse com os novos alunos para obter maiores informações, no Facebook tem um grupo: https://www.facebook.com/Gestaodainformacaoufpr?fref=ts

      Boa sorte!

      Excluir