Ementa da Disciplina: Conceitos, métodos e estratégias do marketing tradicional e do marketing digital. Tecnologias associadas ao marketing e sua aplicação no planejamento e desenvolvimento de produtos e serviços de informação.
Resumo do Trabalho/Projeto realizado:
Projeto de Marketing para Clínica Veterinária
Segundo Kotler, o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades e desejos humanos e sociais, ele supre as necessidades de forma lucrativa, ou seja, transforma uma necessidade em uma oportunidade de negócios lucrativa.
Apesar das grandes vantagens que o marketing proporciona, no setor veterinário os profissionais de marketing ainda encontram resistência e dificuldade para implanta-lo. Os profissionais da área de veterinária têm dificuldade em implantar um plano de marketing em seus consultórios e clínicas por acreditarem que esse tipo de plano é muito complicado para ser executado e que demanda grande investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos acima das possibilidades de seu negócio. Porém um plano de marketing não precisa ser assim.
Neste contexto, propusemos um plano de marketing para a clínica veterinária abordando soluções e estratégias fáceis de empregar, baratas para implementação e principalmente inovadoras, para que a clínica adquira um bom diferencial em relação aos concorrentes. Utilizamos como foco principal a informação como um insumo para atrair e fidelizar mais clientes. Buscamos identificar as necessidades informacionais dos clientes, mapeamos essas informações e criamos um produto informacional (folder) para suprir essas necessidades informacionais.
Apesar das grandes vantagens que o marketing proporciona, no setor veterinário os profissionais de marketing ainda encontram resistência e dificuldade para implanta-lo. Os profissionais da área de veterinária têm dificuldade em implantar um plano de marketing em seus consultórios e clínicas por acreditarem que esse tipo de plano é muito complicado para ser executado e que demanda grande investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros recursos acima das possibilidades de seu negócio. Porém um plano de marketing não precisa ser assim.
Neste contexto, propusemos um plano de marketing para a clínica veterinária abordando soluções e estratégias fáceis de empregar, baratas para implementação e principalmente inovadoras, para que a clínica adquira um bom diferencial em relação aos concorrentes. Utilizamos como foco principal a informação como um insumo para atrair e fidelizar mais clientes. Buscamos identificar as necessidades informacionais dos clientes, mapeamos essas informações e criamos um produto informacional (folder) para suprir essas necessidades informacionais.
Folder (frente) - Click na imagem para visualização ampliada
Folder (verso) - Click na imagem para visualização ampliada
Autores: Bruno Périco, Debora C. Ferrari, Gabriela R. Dauricio, Rubens R. F. Alcaraz
O tema de marketing na veterinaria ainda eh um assunto muito pouco explorado e que tem impacto direto no sucesso do profissional empreendedor. No meu blog tambem discuto a importancia de conhecer seus clientes e mercado em http://blog.vetwork.com.br/2010/12/voce-conhece-seus-clientes/
ResponderExcluir